
Unidade móvel que fomenta o uso de bicicletas e…
Unidade móvel para fomentar o uso de bicicletas na periferia, junto a um espaço de convivência social
Persona: Mulher negra, atarefada que anda a pé e sofre sobrecarga de trabalho.
Desafio: Como descarregar a tensão vinda da sobrecarga de trabalho de moradores na periferia?
Solução: Unidade móvel que serve como espaço de convivência para pessoas que querem alugar e consertar bicicletas e fazer workshops sobre o tema em bairros da periferia. Antes de tudo é um lugar de convivência social para falar sobre feminismo negro e tomar uma cerveja, enquanto as bicicletas são consertadas.
Feedback da Equipe UPWIT: Aqui compartilhamos nossas primeiras impressões sobre cada solução, com o objetivo de iniciar novas conversas, obter conselhos especializados e ajudar a construir sobre essas ideias:
O que mais gostamos nesta ideia:
- Unidades móveis normalmente têm uma estrutura bastante enxuta, o que poderia ajudar na hora de distribuir e alcançar locais frequentemente esquecidos por políticas sociais relacionadas à cultura.
- Estimula o encontro e a criação de comunidade, oferecendo uma área segura e de confiança para as mulheres.
Pontos a trabalhar:
- Refinar melhor o objetivo: a prioridade aqui é disseminar o hábito de usar as bicicletas entre as mulheres? Ou será criar um espaço de encontro (que não precisa estar atrelado ao conserto de bicicletas)?
- Se o problema da persona é falta de tempo, de que forma uma unidade móvel a ser usada principalmente no tempo livre pode atrair essas pessoas?
Participantes:
Luisa Piechnik
Isabela Moraes
Isadora Pinheiro
Joana Mendes
Marina Pereira
Fabiana Luz